Reflexões

"Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo.

Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força".
(Palavra de ordem da revista L'Ordine Nuovo, que teve Gramsci entre seus fundadores)

______________________________________________________________

abril 07, 2008

Mulheres da Via Campesina Ocupam Stora Enso no RS-Parte 2/2

Cerca de 900 mulheres da Via Campesina ocuparam uma fazenda, em Rosário do Sul (RS), na manhã do dia 4 de março. A área pertence a uma empresa finlandesa e tem cerca de dois mil hectares e fica aproximadamente 400km de Porto Alegre. O grupo começou a fazer o corte de eucaliptos e o plantio de árvores nativas. Segundo a Via Campesina, a empresa não poderia ser proprietária de terras na faixa de 150 quilômetros da fronteira do Brasil com outros países, conforme a lei nº 6.634 de 1979.
Em nota, a Via Campesina informou que "plantar esse deserto verde na faixa de fronteira é um crime contra a lei de nosso país, contra o bioma pampa e contra a soberania alimentar do estado, que está cada vez mais sem terra para produzir alimentos".No mesmo dia, a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, realizou a desocupação, ferindo militantes e separando 250 crianças que estavam no acampamento, segundo informações da Via Campesina.
Entre as feridas, estava a camponesa Maraísa Talaska Porto, que participou no dia 6, de uma audiência pública na Subcomissão Permanente de Defesa da Mulher no Senado. Ela apresentou aos parlamentares os ferimentos provocados por brigadianos gaúchos durante manifestação.
Redação Revista FÓRUM

Nenhum comentário:

Ilha das flores

Powered By Blogger