Reflexões

"Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo.

Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força".
(Palavra de ordem da revista L'Ordine Nuovo, que teve Gramsci entre seus fundadores)

______________________________________________________________

maio 12, 2008

Universidade privada não segue lei de professor exclusivo

Apenas 37 das 86 universidades privadas do país cumprem a exigência legal de ter um terço dos docentes trabalhando em regime integral, aponta o Censo da Educação Superior 2006 (mais recente), publicado em reportagem de Antônio Gois e Fábio Takahashi, na Folha desta segunda-feira.

Veja lista com percentual de professores com dedicação integral nas universidades

O prazo para adequação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação se esgotou há quatro anos, mas nenhum instituição foi punida pelo MEC. De acordo com o MEC, as universidades ainda serão reavaliadas, e as que não cumprirem a norma podem perder o direito de ampliar e abrir cursos sem prévia autorização.

O objetivo de ter professores em tempo integral --custa à instituição mais caro do que um pago por hora-- visa incentivar a pesquisa e oferecer melhores condições de ensino (com horário remunerado para preparação de aulas e correção de provas, por exemplo). Nesse regime, a carga horária é de 40 horas semanais, mas somente metade em sala de aula.

Em outra reportagem, as instituições dizem que há divergências na interpretação da lei e erros na coleta de dados.

da folha online

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem sabemos que a educação não é prioridade nesse país, e cumprir a lei então nem se fala. Beijos e boa semana

Anônimo disse...

Olá Vanderlei. Na verdade essa é a primeira visita ao seu blog, mas já tinha visto comentários seus em outros blogs amigos. Você fez um comentário crítico e perfeito no meu blog. Fiquei feliz em saber que és Professor do nosso Sistema Estadual de Ensino e por isso, apresento-me como Professor e atualmente desempenho função de assessor técnico da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação. Vez em quando estou auxiliando sua instituição! É um prazer estar aqui e ofereço minha amizade Professor Vanderlei! ABRAÇO e ótima semana!

Anônimo disse...

AS PÚBLICAS TAMBÉM ESTÃO UMA MERDA

Ilha das flores

Powered By Blogger