Reflexões

"Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo.

Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força".
(Palavra de ordem da revista L'Ordine Nuovo, que teve Gramsci entre seus fundadores)

______________________________________________________________

fevereiro 28, 2009

Esquerda, By José Saramago

Temos razão, a razão que assiste a quem propõe que se construa um mundo melhor antes que seja demasiado tarde, porém, ou não sabemos transmitir às pessoas o que é substantivo nas nossas ideias, ou chocamos com um muro de desconfianças, de preconceitos ideológicos ou de classe que, se não conseguem paralisar-nos completamente, acabam, no pior dos casos, por suscitar em muitos de nós dúvidas, perplexidades, essas sim paralisadoras. Se o mundo alguma vez conseguir ser melhor, só o terá sido por nós e connosco. Sejamos mais conscientes e orgulhemo-nos do nosso papel na História. Há casos em que a humildade não é boa conselheira. Que se pronuncie bem alto a palavra Esquerda. Para que se ouça e para que conste.

Escrevi estas reflexões para um folheto eleitoral de Esquerda Unida de Euzkadi, mas escrevi-as pensando também na esquerda do meu país, na esquerda em geral. Que, apesar do que está passando no mundo, continua sem levantar a cabeça. Como se não tivesse razão.

Um comentário:

Tereza Freire disse...

Amboni, estamos em um processo de mudanças que se instalou praticamente no mundo todo. Hoje, a humanidade parece perdida, sem sentido de direção e de ideal. O que antes se dizia "de esquerda", agora apresenta-se em caminho indefinido, onde o que era ideal de vida honesta e digna virou "teoria do mais esperto". Sinceramente, não sei identificar mais o que é direita ou esquerda. Acredito sim, nas ideias de alguns... os ideais me parece que não existem mais. Abraços. ps.: já estou no novo endereço, tá!

Ilha das flores