Reflexões

"Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo.

Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força".
(Palavra de ordem da revista L'Ordine Nuovo, que teve Gramsci entre seus fundadores)

______________________________________________________________

maio 27, 2009

Colômbia: projeto para terceiro mandato de Uribe é aprovado pelo senado e vai a referendo

No último dia 19, o senado colombiano votou e aprovou o projeto de lei que convoca um referendo para legitimar democraticamente o terceiro mandato do presidente Álvaro Uribe. Para a aprovação do projeto seria necessária uma maioria simples no senado, ou seja, 52 votos. O projeto obteve 62 votos e passará por mais uma avaliação antes de se determinar a data do referendo.

Uribe foi eleito presidente da Colômbia em 2002, já em 2005 uma emenda constitucional permitiu sua reeleição. Agora, Uribe busca legitimar um terceiro mandato. Ainda em 2008, Uribe liderou uma campanha de assinaturas para que a constituição fosse mudada e permitisse sua segunda reeleição consecutiva. No ano passado, foram recolhidas pelo menos 5 milhões de assinaturas. No entanto, a oposição denuncia uma série de irregularidades durante o processo de recolhimento dessas assinaturas.

Denuncias afirmam que a base governamental utilizou mais verbas do que a legislação permite, a oposição ainda pede explicações sobre a origem de 1,9 milhões de pesos que não foram devidamente declarados, mas utilizados no processo de recolhimento das assinaturas.

Depois de recolhidas as assinaturas que cumpriram o papel de demonstrar o anseio popular por um terceiro mandato de Uribe, o projeto de lei foi encaminhado dia 11 de setembro de 2008 ao legislativo e aprovado na Câmara dos Deputados em dezembro. Agora, o projeto acabou de ser aprovado também pelo senado. Nos próximos dias será anunciada a data da realização do referendo, que se aprovado mudará novamente a constituição colombiana e permitirá a perpetuação de Uribe no poder.

As próximas eleições para presidente estão marcadas para maio de 2010 e pesquisas apontam que o terceiro mandato será aprovado no referendo e nas eleições do próximo ano Uribe vencerá com facilidade. O presidente Colombiano tem os maiores índices de aprovação da América Latina, mantendo uma média acima de 70%. Em 2004, sua aprovação era de 74% e, em julho do ano passado, chegou a atingir 91%.

Esse alto índice de popularidade se deve em primeiro lugar aos programas assistencialistas desenvolvidos nesses 7 anos de governo. O Programa de Atendimento à População Miserável atende milhares de pessoas e, semelhante aos programas desenvolvidos por Lula, serve apenas para manter essa população na miséria, não apresentando nenhuma perspectiva verdadeira para uma transformação na estrutura social do país.

Uribe também ganhou muita popularidade combatendo as FARC e com slogans “contra o terrorismo”. Defendendo a segurança nacional, aumentou a militarização no país. Seu governo também é marcado por escândalos de milícias paramilitares e envolvimento com o narcotráfico colombiano (como o falecido Pablo Escobar).

A cada dia fica mais claro que governos ditos de esquerda, como o de Chávez na Venezuela ou de Lula no Brasil em nada se diferenciam do governo de direita de Uribe na Colômbia. Mediante programas assistencialistas e aliados às empresas privadas, esses governos possuem um amplo apoio da sociedade e buscam se perpetuar no poder. Primeiro foi Chávez que conseguiu a aprovação do terceiro mandato; Uribe já caminha a passos largos para uma nova reeleição, será Lula o próximo?
por Roger Silva

3 comentários:

Evelize disse...

Olá Professor...acredito que o Lula será o próximo sim, é nítido como a mídia consegue fazer a cabeça do povo, falo isso porque meu pai odiava o Lula, ms como é um leitor assíduo da revista Veja , outro dia chegou dizendo que acreditava não ser tão ruim a permanência do Lula mai dois anos.....bem fiquei muito indignada e optei em não discutir a questão....mas pelo andar da carruagem ele será o próximo, apesar de todos os escandâlos que vemos todos os dias... Bjos e boa semana

wilson rezende disse...

A America do Sul e suas tendências não é Vanderlei, aposto que Lula será candidato em 2010.

Laíza Braga Rabêlo disse...

Estava nevegando buscando notas sbre terceiros mandatos e encontrei seu blog. Belo texto e de fato essa semana vimos a comprovação de que Lula, sim, pretende concorrer as proximas eleições presidenciais.

Ilha das flores

Powered By Blogger