Reflexões

"Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo.

Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força".
(Palavra de ordem da revista L'Ordine Nuovo, que teve Gramsci entre seus fundadores)

______________________________________________________________

julho 25, 2010

Uma decisão que lança mais combustível no incêndio das intervenções imperialistas

por KKE [*]
Base militar dos EUA no Kosovo. O Tribunal Internacional de Haia decidiu hoje que a chamada "declaração de independência do Kosovo" não violou o Direito Internacional. Embora esta decisão não seja legalmente obrigatória, é óbvio que estabelecerá um sério precedente legal.

Esta decisão do Tribunal Internacional de Haia prova mais uma vez o que o KKE tem advertido desde há muito, nomeadamente que o direito internacional formado após a Segunda Guerra Mundial, em resultado da correlação de forças entre o imperialismo por um lado e a União Soviética e as repúblicas populares pelo outro, já não existe. Ele foi desfeito em bocados!

Por um lado, as organizações internacionais cobrem os EUA, NATO e outras forças imperialistas de modo a que possam promover os seus interesses. Por outro, elas foram transformadas num campo de confrontação e compromissos provisórios entre as grandes potências imperialistas. Por esta razão, a decisão do Tribunal Internacional de Haia "legitima" a máquina de guerra da NATO, a guerra imperialista nos Balcãs e naturalmente os seus resultados, que o protectorado do Kosovo.

Esta decisão constitui também uma advertência para o povo grego, o qual vê os governos do PASOK e da ND apoiarem-se na NATO, na UE e no Tribunal Internacional de Haia em relação aos problemas entre a Grécia e a Turquia. Ao mesmo tempo esta decisão é particularmente perigosa pois acrescenta combustível ao incêndio das questões existentes e não existentes de minorias, as quais são utilizadas pelas potências imperialistas para as suas intervenções. A região balcânica está em perigo de entrar num novo ciclo de intervenções imperialistas e conflitos sangrentos sob o pretexto da "protecção" de minorias.

Os povos não deveriam ter qualquer ilusão acerca das chamadas "instituições internacionais" e da alegada "governação democrática global" do capitalismo. A única esperança para os povos é a luta anti-imperialista firme e em massa, a sua frente comum contra o imperialismo e os seus sindicatos, uma luta que está indissoluvelmente ligada à luta pelo derrube do capitalismo e a construção do socialismo.
23/Julho/2010
[*] Partido Comunista da Grécia

Nenhum comentário:

Ilha das flores

Powered By Blogger