Reflexões

"Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo.

Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força".
(Palavra de ordem da revista L'Ordine Nuovo, que teve Gramsci entre seus fundadores)

______________________________________________________________

junho 01, 2011

Fundação Lauro Campo - PSOL

O perfil do governo Dilma
Sergio Granja   
Sergio GranjaO escândalo da votação do Código Florestal pela Câmara dos Deputados é uma bomba de efeito retardado.  Mas não é "só" isso.  Outras três informações desta semana ajudam a traçar o perfil do governo Dilma.  A fonte é insuspeita: a oficialíssima Empresa Brasil de Comunicação.  A primeira informação – que escancara a natureza de classe do governo da presidenta – relaciona-se à esfera econômica, à sua política fiscal: o recorde do chamado superávit primário. 
Leia e comente...
 
Dilma e a homofobia
Fundação Lauro Campos   
Jean WyllysO deputado federal Jean Wylllys (PSol-RJ), presidente da Frente Parlamentar Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), cobrou da presidenta Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (25 de maio), compromisso com os direitos humanos, logo após o anúncio da suspensão da produção e distribuição do kit anti-homofobia do Ministério da Educação. A presidenta cedeu à pressão da bancada evangélica, liderada por Garotinho,  e decidiu suspender o material que seria distribuído a 6 mil escolas de ensino médio para combater a homofobia.
Leia e comente...
 
Código Florestal: base do governo ou governo da base?
Edilson Silva   
Edilson SilvaA votação do relatório do deputado Aldo Rebelo para o novo Código Florestal brasileiro não foi só mais um episódio histórico lamentável na política brasileira. Foi um momento pedagógico, ou deveria ser, para todas as forças honestamente de esquerda ou progressistas que, dentro e fora do Brasil, referem-se ao fenômeno supostamente progressivo do Lulismo.  Não era e não é incomum o alarde aos quatro ventos da sabedoria do pragmatismo político do Lulismo. Acho que foi o ator petista Paulo Betti que chegou a afirmar certa vez, num pseudo-surto de honestidade intelectual: "tem que botar a mão na merda para ser governo". Valia e ainda tem valido a pena até justificar casos de corrupção para garantir a governabilidade de Lula, e agora de Dilma, governabilidade que, implicitamente, vem supostamente transformando o país em favor dos mais pobres.
Leia e comente...
 
Código Florestal e "Kit-Gay": a falência de uma governabilidade conservadora
Eduardo d´Albergaria (Duda)   
PartidosAinda nas eleições de 2002, o PT anunciava uma "nova" estratégia de governabilidade, mais afinada com as transformações que o partido vinha passando: a obtenção de maiorias no parlamento, utilizando-se de alianças com partidos conservadores, liberais e/ou fisiológicos. Essa estratégia já era a regra geral da política brasileira, a novidade era a opção feita pelo PT.
Leia e comente...
 
O Rio e os megaeventos
Fundação Lauro Campos   
MegaeventosO Diretório do Partido Socialismo e Liberdade no Rio de Janeiro (PSOL/RJ) está promovendo uma série de debates que responde à necessidade de formação política dos militantes e de propaganda partidária.  Sobre a contra reforma urbana e os mega eventos com Eliomar Coelho, sobre a luta contra a criminalização da pobreza com Marcelo Freixo, sobre a conjuntura nacional e a Reforma Política com Chico Alencar, sobre a luta contra a privataria na saúde pública e contra as OS com Janira Rocha, sobre a luta pelos direitos humanos e contra a homofobia com Jean Wyllys..
Leia e comente...
 

Nenhum comentário:

Ilha das flores