Reflexões

"Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo.

Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força".
(Palavra de ordem da revista L'Ordine Nuovo, que teve Gramsci entre seus fundadores)

______________________________________________________________

janeiro 05, 2009

"Um terramoto sobre a nossa cabeça"

por Eyad Al Serraj [*]

Cartoon de Poderiu. O bombardeamento continuou durante cerca de 10 minutos. Era como um terramoto sobre a sua cabeça. As janelas sacudiam e chiavam. Meu filho de 10 anos estava aterrorizado, saltava de um lugar para outro a tentar esconder-se. Segurei-o firmemente junto ao meu peito e tentei dar-lhe alguma segurança e conforto. Minha filha de 12 anos estava em pânico e começou a rir histericamente, o que não é normal. Segurei a sua mão e acalmei-a dizendo-lhe que estava segura. Minha esposa estava em pânico. Corria pelo apartamento à procura de algum lugar para se esconder.

Vivemos no rés-do-chão, de modo que nos dirigimos para a cave.

Não muito longe da nossa casa está a sede da polícia e havia um bombardeamento maciço. O chefe de policia foi morto. Duas ruas mais adiante houve outra bomba e mais pessoas foram mortas. O gabinete do presidente está a cerca de um quilómetro da nossa casa e também foi bombardeado.

Descemos para a cave e tentámos esconder-nos da metralha. A filha de um dos nossos parentes, que vive no nosso edifício, finalmente voltou da escola. Não fôramos capazes de encontrá-la. Todas as ligações telefónicas estavam perturbadas. Ela voltou e estava num estado de choque muito sério. Estava pálida e tremia ao descrever os corpos mortos nas ruas. No seu caminho para casa ela passara por gente do Hamas com uniforme e estavam mortos.

Estive muito apreensivo quando acordei esta manhã. Tenho algum pão, algum queijo e um copo de chá. Como todos em Gaza, senti que alguma coisa estava em andamento e alguma coisa muito séria. Quando Israel permitiu a entrega de alimentos e combustível [quando terminou o bloqueio de Gaza, ontem] disse para mim mesmo e meus amigos que Israel está realmente a planear um ataque maciço. Eles não querem ser culpabilizados por esfaimar o povo.

Eu estava sentado na sala de visitas quando a minha família tentava imaginar o que fazer para o almoço de hoje, é a nossa refeição principal. O que cozinhar e como cozinhar, se tínhamos suficiente para comer. Não havia arroz de modo que sugeri uma sopa de lentilhas e minha esposa disse "Não, não há lentilhas no mercado". Perguntei "Que outra coisa podemos fazer?". Ela disse "Comprei algumas latas de comida". Estávamos a discutir isto quando subitamente tudo entrou em erupção. Subitamente houve uma grande explosão.

Neste momento sinto-me muito ansioso acerca do que está a acontecer. Estou preocupado sobre quantas mais pessoas vão morrer.

28/Dezembro/2008
[*] Psicólogo clínico na Cidade de Gaza.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite, Gostaria de solicitar a inclusão do Portal Paraná VIP junto ao seu blog...

http://www.paranacidade.com.br/paranavip.jpg (nossa Logo)

Nosso Site atua em Maringá e Também atendemos outras cidades como Marialva, Mandaguari Paranavai.

Aguardo um contato.

Também temos um Blog baladasparana.blogspot.com se puder incluir junto ao blogsfera agradeço também!

Ilha das flores

Powered By Blogger