Reflexões

"Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo.

Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força".
(Palavra de ordem da revista L'Ordine Nuovo, que teve Gramsci entre seus fundadores)

______________________________________________________________

abril 25, 2009

Ateus são o grupo que mais causa repulsa e antipatia

Pesquisa da Fundação Perseu Abramo sobre preconceito no Brasil mostra que aversão aos não-crentes é maior do que a dedicada aos usuários de drogas, travestis e prostitutas

Eles não dizem amém, não batem na madeira e só jejuam antes de exames clínicos, ou para emagrecer. São sempre minoria, rejeitados pela esmagadora massa de cristãos, muçulmanos e outros crentes do mundo. A maior parte deles não está interessada em conflito, contudo os ateus são o grupo que causa maior repulsa no brasileiro, de acordo com pesquisa da Fundação Perseu Abramo, publicada em fevereiro.

Numa análise detalhada sobre o preconceito no Brasil, o levantamento aponta a existência de intolerância relacionada à orientação sexual, crença religiosa, dependência química e situação econômica.

O grupo apontado como mais odiado, na opinião dos entrevistados, é a “gente que não acredita em Deus”. Eles despertam repulsa ou ódio em 17% das pessoas e antipatia em outros 25%, superando a aversão causada por usuários de drogas, garotos de programa, transexuais, travestis, e prostitutas.

Nem ver
Entre as pessoas que os entrevistados afirmaram ter menos vontade de ver ou encontrar na rua, os ateus aparecem em segundo lugar, com 25% – atrás apenas dos usuários de drogas (35%).

A discriminação contra o não-crente é aberta e exercida livremente. No Dicionário Houaiss, entre os sinônimos atribuídos ao verbete “ateu”, estão “ímpio” e “herege”. No entanto, os descrentes, em geral, não estão interessados em atacar nenhuma religião ou profanar os símbolos sagrados da maior parte da humanidade.

“Muitas pessoas acham que se você não tem um pastor, não é ovelha, e se não é ovelha, então é lobo”, diz o estudante de Farmácia no Cesumar, Gustavo Silva Santos, ateu e morador de Maringá. Ele afirma que, quando fala sobre o assunto, as reações são quase sempre negativas. “Os olhares são feios, os comentários desconfiados”, comenta.

Fora do manual
Para Gustavo, a aversão aos ateus se deve ao fato de muita gente acreditar que as concepções de bem/mal e certo/errado estarem necessariamente associadas à crença religiosa.

“O ateísmo é tido como fora dos padrões clássicos de bom comportamento, fora dos ritos sociais comuns. Não nos enquadramos do manual de como ser bom, segundo a Igreja: cultuar a Deus, casar, batizar os filhos, crismá-los e manter talões de dízimo”, diz Gustavo. “Como esse padrão é muito mais forte em pequenos centros, ser ateu ou até agnóstico em Maringá é problema grave”, destaca.
Em O Diário de Maringá

23 comentários:

Anônimo disse...

Ser ateu não é fácil... É mais aceito um corintiano na tarcida do palmeiras do que um ateu em reunião de evangélicos.
O negócio é omitir posições religiosas.

Daniel Sottomaior disse...

Gostaria de ter acesso aos outros artigos da série, mas não consegui me cadastrar no site. Poderia me enviá-los, por favor? Ou que tal postá-los aqui?

Até justiça é afetada, diz advogado
http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/215794

Física ajudou Guerra a questionar crença
http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/215792

Grato

TEREZA FREIRE disse...

Amboni, excelente o destaque ao tema. O estudante Gustavo falou o que muitos desejariam ter a coragem de falar, mas como ele disse, o preconceito é grande e as consequencias dessa opção podem ser grandes. Coloquei em meu blog uma enquete que se relaciona a esse assunto. Até agora apenas uma pessoa se manifestou, o que já mostra a cautela de muita gente para falar no assunto. Pra vc ver, até para expor ideias no meu blog, sinto-me uma "contraventora dos bons costumes". Senti necessidade de antes sondar meus leitores. Um tema a ser bem debatido! Abraços Amboni. Bom final de domingo pra você.

Anônimo disse...

No dircurso de posse do Obama ele fez menção aos nonbelievers o que já é alguma coisa.

Anônimo disse...

Não estou aqui para agradar ninguém mesmo. Só não dou a "outra face" pra bater. Falou merda... vai ouvir!

Unknown disse...

Ao anônimo e aos demais colegas, não sei que tipo de evangélicos vcs conhecem, mas infelizmente hj em dia existe a raça dos "não-praticantes" em nosso meio tbém, q não praticam o amor ao próximo, mas enfim, estou aqui apenas pra dizer que sou Cristão, sou batista, e não obstante a isso, externo aqui o meu respeito ao posicionamento de vocês, não quer dizer que eu concorde, mas os respeito em sua opinião, e não tenho nenhum tipo de aversão a vocês, uma coisa é discordar, outra é agredir.... por isso externo aqui o meu abraço aos colegas... Jesus os abençoe... desculpa mas é inevitável hehe

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkk. Infelizmente a religião tem sido o principal motivo das mais terríveis guerras contra a humanidade. Pessoas verdadeiramente cultas sabem muito bem disso. Os religiosos não respeitam religião alguma. É lamentável a falta de cultura e principalmente de inteligência desse povo. Odeio religião e sou uma pessoa com bons princípios, honra e dignidade. Só não consigo ser dominada por mensagens subliminares.

Haddammann Verão disse...

Há algo a dizer ... algo dolorido demais pra os que se viram embaçados anos e anos pelas pantomimas parasitas do engôdo civil; aqueles que levaram docemente os filhos e os entregaram à gula da pulhice que destrói os produtores, destrói os que prestam na vida da civilidade humana ... É difícil dizer isto, mas não há mais como titubear:
Então: Qual é o destino final dos bois que ruminam sobre a sua 'tremenda' força? Qual é o final dos bois que vendo-se inúmeros entre si imaginam que o pasto é deles? Porque do boi tiram o proveito de tudo?
Como é que cada boi termina? Pra onde uns poucos pastores com intimidatórias varas enviam cada boi imobilizado pela forquilha? Qual é e onde é o golpe final, que cada boi vê antecipado, quando é levado estarrecido? Ali onde vê a verdade dos seus pastores.
E porque o parasitismo dos que engendram estapafúrdias mentiras não tem pena daquilo que suga; então cada seiva que poderia desesperadamente fazer sobreviver a árvore, desde a beirinha da folha ou quase não percebida no miolo do tronco, é alcançada. A árvore sêca ao lado dum riacho poluído, ao longo de uma rua cheia de bueiros-igrejas é a mais tétrica, aterradora, e deprimente vista que um homem estupefacto nunca gostaria de ter tido de constatar. Quando um corpo já vaza em convulsivos aumentos de excreções putrefactas está tácito que está podre; se quisermos sobreviver como espécie humana temos que nos rever inteiramente.

O jogo da manipulação do mais alto engendramento de domínio de um numeroso povo recai como roleta sinistra sobre um simples e único indivíduo, armando uma sombra de expectação, medo, para imposição de uma ‘disciplina’, para que se tenha na mão dos que se dispensaram de todo o escrúpulo, a arma da ‘moral’ e a do ‘respeito’ fabricadas tão ignominiosamente pelos manipuladores para nunca servirem a quem pensa que as têm e dubiamente estarem arranjadinhas para destroçar os que pensam que o escrúpulo é um suporte, um esteio. Porque a mira dos que ‘trabalham’ a vida alheia como reses, como fonte de lucro, como instrumento de imposturas, apanham surpresos os que imaginam, ou imaginaram, que tivessem como reserva de sobrevivência a dignidade.
O ‘jogo’ pegou Ayrton, pegou Pelé, pegou Abílio Diniz, pegou o Sílvio Santos, o Tim Lopes, o Marcus Menna, o Maestro Fleverson, ..., e o coração e as entranhas de um pensador que nada, a nada se expunha para ser ‘escolhido’ ou mirado pela vista dos atormentadores da civilidade humana que maquinadamente tecem as tramas desse ‘jogo’. Enquanto a Civilidade Humana adular e sustentar com regalias os que se auto-proclamaram usurpadoramente como tutores e ‘aconselhadores’ da nossa vida, pela ‘esperteza’ que os faz borrar pra nós a fantasia de uma ‘santíssima’ mentira, enquanto isso acontecer, descambaremos como Sociedade; e sentiremos sempre o gosto repetido de extinção de cada uma de nossas Civilizações.
Quando nossas riquezas e propriedades produzidas por nós com esmero trazem contentamento, e pensamos que a dignidade de conseguí-las nos dão suporte, aí vemos o espreitar das máfias, que se avolumam em ganância e em inumana insanidade, e todos vêem vidas, desastrosas vidas, rolarem em sofrimento sem explicação alguma que alinhave pra alguma gente sã como são tomadas de nós nossas felicidades. E os insanos se esbaldam na confusão, no alarido, no fervor da estupidez ludibriada, que esquenta o caldo da feiúra que desgraça a beleza da vida humana.

Anônimo disse...

Com relação a esse aaunto, penso que só há uma forma de cobatermos tal injúria, que é não termos mais medo, receio, ou nos sentirmos intimidados a nos expôr, afinal de contas a legislação está do nosso lado (Laicidade). no meu entender quanto maior for o número de pessoas que se declarem ateías no brasil, com tempo a resistência diminuira !!!!

Anônimo disse...

É AMIGO MAS O ATEÍSMO NÃO PROPORCIONA BEM A NENHUM SER HUMANO,SENÃO DESGRAÇA,POIS NÃO DAR RESPALDO ALGUM DE FÉ SENÃO DE DESCRENÇA.

Anônimo disse...

O homem que confessa não ter fé é tipicamente o ser humano que tenta fugir de algo que lhe atormenta e a sua única saída é dizendo "não acredito em nada".

Anônimo disse...

SER ATEU É SER COVARDE,DIZER QUE A RELIGIÃO É CAUSADORA DE GUERRA NÃO PASSA DE UMA DESCULPA DESLAVADA,O PROBLEMA DO HOMEM É A AUSÊNSIA DE DEUS NO CORAÇÃO,QUANTO MAIS O HOMEM AFASTASSE DE DEUS MAIS SOLITÁRIO E IRACUNDO SE TORNA.

Anônimo disse...

infelizmente existe em nosso meio a inversão de valores o errado é certo e o certo é errado,só Cristo revelará no dia do grande juízo de Deus a importância de crer-mos nele e segui-lo,enquanto isto não acontece o homem fica fugindo e saindo pela tangente com suas desculpas tipo "eu não tenho fé".

Anônimo disse...

Que voc~es cheguem ao conhecimento da verdade de Jesus em tempo oportuno antes que venham o grande dia da ira do Senhor Deus sobre a terra.

Anônimo disse...

O ser humano bate no peito e afirma que não crer em Deus e acha que está causando mal a alguém,coitado está cavando sua própria cova e indo pelo caminho do inferno.

Unknown disse...

Atos cap. 29

1. Os ateus de fato não são ateus, são IDÓLATRAS.

2. Usam pedaços da Palavra de Deus
para se justificarem igual na tentação de JESUS. Mt 4

3. Jesus é o Senhor do Brasil. Fip.2.9,10

jesusfighter@hotmail.com

Matheus disse...

olhe ao seu redor com ateção para ver oque está mascarado, Deus só veio para amenizar os problemas sociais do mundo e fazer alguns dominarem um povo.
Assim muitos não veem a desgraça que existe, e nós fingimos que não há vemos. Não acrdito em uma igreja que matou milhares, inventou guerras e te diz o que é o serto a fazer segundo um livro que tem mais de dois mil anos, e fazem isso em nome de um ser dito o 'bem'.

Unknown disse...

Sou ateu. Sou livre. Sou feliz.

Anônimo disse...

Já fui cristão, católico, evangélico. Estava lendo a bíblia pela quinta vez, com dicionário e enciclopédia bíblica, já fui fundamentalista religioso. Porém desde 1997 me tornei Ateu, pelos somatórios dos fatores contidos na bíblia e na vida, desde lá para cá o meu cérebro não aceita crenças criacionistas, é algo automático, tentei crer voltando a frequentar cultos, missas, porém não dá mais, não foi por orgulho foi pela razão que minha fé morreu e nunca mais ressuscitou(rá)...

Anônimo disse...

Nasci em um lar cristão. Quando criança, fui ensinado a acreditar em deus e na bíblia. Na igreja sempre me diziam: _ Leia a bíblia, nela há salvação. Então eu muito crente e com desejo de ser salvo, me propus a ler a bíblia anualmente para o resto de minha vida. Então eu acordava todos os dias por volta das 4hs da manhã para orar e ler a bíblia. Lia comparando texto com texto, usando concordância, acreditando (a princípio) que estava me alimentando espiritualmente. Fiz isso por aproximadamente 10 anos!!! Querem saber o resultado? Pois bem. Nos primeiros anos, me incomodava muitas contradições que eu encontrava naquele livro.Porém, eu achava que eu é que ainda não estava compreendendo devido ao meu amadorismo cristão. Então eu pesquisava sobre os textos em questão e achava algumas explicações sempre muito convenientes dos interessados em defender essas "verdades". Continuei lendo e pesquisando. A medida que o tempo foi passando, minhas dúvidas aumentavam. Percebi que sempre que se tentam explicar alguma coisa sem sentido na bíblia costumam dizer: " As coisas reveladas são para nós, e as ocultas a deus pertencem! Um certo dia, ao ler mais uma vez sobre as atrocidades cometidas em nome de deus na bíblia, onde o deus amoroso ordena a morte de criancinhas, mulheres, animais, idosos e de "tudo o que se move" apenas por não serem seu povo escolhido. Pensei: Basta!!! Isso definitivamente não pode ser verdade! Mas ainda assim, com medo de estar errado, orei pela última vez pedindo que se deus me amasse mesmo e eu estivesse errado que ele me desse um sinal, o qual estipulei. Esse sinal não veio. Mais uma confirmação de que vivi durante 30 anos da minha vida acreditando em fábulas. Tenho grande conhecimento da bíblia. Era muito missionário, ativo, já discuti muito com ateus. Lembro que uma vez eu disse a um ateu: Você ainda vai ver que deus existe! Ironia do destino!
Assim. Deixo um valioso conselho aos religiosos de plantão: Se quiserem arrebanhar e manter seguidores, procurem não estimulá-los a ler a bíblia! Isso! Porque se ele tiver o mínimo de senso crítico e não tiver segundas intensões, com certeza, com o tempo, vai acabar se tornando um ateu convicto como eu!

Reinaldo disse...

Morador da capital, acabei indo morar uns tempos no interior de MG.
Descobri, tarde, que a região toda é dominada pela cristandade evangélica, muito aguerrida.
Ipatinga e arredores.
No local, inocente civilizado, revelei e defendi minha posição e convicção de ateu.
Acredito que, por tais revelações, entraram no jardim da minha casa e incendiaram a minha caminhonete, importada, nova.
Sair do armário, revelar uma opinião minoritária em certos ambientes é proibitivo.
No entanto, criei coragem com a agressão, hoje divulgo sem medo, os meus argumentos ateístas.
Testemunho aos que acham exagero dizer-se de preconceito contra nós, ele existe, sim!

Anônimo disse...

voces percebem a diferença da capacidade de formulação de um pensamento e da gramatica entre os ateus e os crentes???? Eles (os crentes) vem com seus discursos programados (ouvidos) e porcamente digitados.... pura e simplesmente lavagem cerebral.... ou devo escrever em crentês.... lavajem celebral!

Anônimo disse...

li muitos comentários aqui, e vou me pronunciar...

eu já fui evangélico, e já fui ateu!!

mas hoje em dia eu não sou nem um, nem outro...

dentre as doutrinas filosóficas que mais aceito, estão a de sócrates e platão, baruch spinoza, e o verdadeiro espiritismo (do século 19 de Allan Kardec, sim, porque chico xavier e centros espíritas de hoje em dia, já conseguiram deturpar o espiritismo verdadeiro)...

li um relato dos mais recentes aqui dizendo que depois de tanto ler a biblia, e verificar que era mentira, resolveu virar ateu!!1, isso é a maior ignorância que já li, porque o Deus verdadeiro, é o oposto do Deus bíblico...

penso eu, que Deus não é um ser, como os crentes acreditam, Deus é a inteligencia suprema, causa primária de todas as coisas...

dizer que o acaso criou tudo, eu também acho uma falácia sem pé nem cabeça..., como que a matéria iria se criar sozinha? e quanto as leis da física em geral? as leis de rotação e translação dos planetas, existem ínumeras galáxias com ínumeros planetas girando, e porque essa lei não é violada? porque é uma lei permanente do universo? isso significa que é uma lei inteligente..., todas as leis da natureza são completamente inteligentes, mas perai..., se as leis são inteligentes, elas não podem ter sido criadas pelo acaso, pois que o acaso não pode ser algo inteligente, se o fosse, já deixaria de ser o acaso...

faço um questionamento para ambos, crentes e ateus:

primeiro aos ateus:

o que existia antes do universo?

se existiam partículas de matéria, de onde surgiu essa matéria?

agora para os crentes (evangélicos, católicos, cristaos em geral):

porque vocês acham que nesse imenso universo, com ínumeros planetas, Deus viria aqui para julgarmos somente nós?

como eu sei que a maioria dos crentes não crê em vida inteligente em outro planeta, faço essa pergunta: porque Deus fez uma obra fútil? qual o sentido disso?

e outra: se Deus é perfeito e justo, porque ele se arrependeu do diluvio?

espero que tenham me entendido bem, como notaram, eu sou Deísta, ou seja, creio em Deus, de uma maneira bem diferente, não creio em diabo, anjos ou demonios, nem em inferno ou céu...

apenas creio que exista sim um propósito pra esse imenso universo, e que a vida não se acaba com a morte física.; acredito que estamos todos ligados nesse imenso universo, que existem seres superioes e inferiores aos humanos em outros planetas, e acredito também que não temos a capacidade de saber de todos os segredos do universo..., não é porque a ciencia não prova a existencia de Deus que ele deixaria de existir..., a ciencia já acreditou que a terra era plana e que o atomo era indivisivel..., o que eu quero dizer, é que existem coisas além da compreensao humana, que um dia talvez, serão entendidas, quando chegarmos a um ponto em que nossa inteligencia esteja apta a perceber...

Ilha das flores

Powered By Blogger