Reflexões

"Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo.

Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força".
(Palavra de ordem da revista L'Ordine Nuovo, que teve Gramsci entre seus fundadores)

______________________________________________________________

julho 02, 2009

Conselho de Ética do Senado terá que investigar Sarney e Calheiros

Duas representações foram enviadas pelo PSOL ao Conselho de Ética do Senado, para investigar o atual presidente da casa, o senador José Sarney (PMDB) e o ex-presidente, Renan Calheiros (PMDB). As representações devem pressionar os partidos a indicarem os quinze integrantes do Conselho para investigar os fatos. O órgão não funciona desde o início do ano.

O deputado federal Chico Alencar explica o teor das representações.

“Além do combate direto dessas pessoas que ajudaram a montar esse sistema ilícito, nós estamos questionando o sistema político como um todo, fundado no patrimonialismo, no clientelismo, no coronelismo. Esses sistemas são poderosos porque fizeram parte da coalizão de governo, tanto da era FHC [Fernando Henrique Cardoso] tanto da era Lula”.

No senado, mais de 665 atos secretos foram editados nos últimos quinze anos. Entre as medidas secretas estão a criação de novos cargos para parentes de parlamentares, aumentos de salários e intermediações da casa para empréstimos consignados aos servidores.

Além das representações no Conselho de Ética, também existe um abaixo-assinado que pede o afastamento de Sarney e a instalação da CPI da Máfia do Senado. Para ser instalada, 28 senadores devem assinar o documento. Até agora, somente oito assinaram.

De São Paulo, da Radioagência NP, Aline Scarso.

Nenhum comentário:

Ilha das flores

Powered By Blogger